Destaques

Novo momento do Taekwondo “Olímpico” Brasileiro e os resquícios dos velhos vícios que tendem a se perpetuar.

Novo momento do Taekwondo “Olímpico” Brasileiro e os resquícios dos velhos vícios que tendem a se perpetuar.

  Por “n” vezes ao longo da história deste Site, insistíamos que os problemas que assolaram o Taekwondo no Brasil, eram “os problemas”, sem necessariamente satanizar quem os denunciavam. Poucos nos entendiam e muitos, em especial nossa classe dirigente, optava por um caminho um tanto temerário que era tentar calar as vozes destoantes, as críticas. De nada resolveu! Estivemos ao longo do tempo, tão certos, que os tais “problemas” arrastaram alguns para o ralo da história entre outros, à ruina. Fora aqueles que viram sua significância virar...

Cenário desolador para o tal do Taekwondo "Olímpico" Brasileiro

Para quem acompanhou o Tkdlivre.com por anos, sabe o quanto alertamos para esta situação, da mesma forma as vezes que, não só alertávamos como cobrávamos: Quem vai se responsabilizar ou ser responsabilizado por isto?   Site Globo.com escancara o que ja temíamos:   Sem comprovar gastos, CBTKD pode ter que devolver mais de R$ 5 milhões ao COB   Entidade enfrenta crise financeira e não teve verba da Lei Agnelo/Piva deste ano liberada por Helena Rebello, Rio de Janeiro, em 14/03/2017 19h29 O cenário era alarmante. A sede estava...

De que adianta calar a mídia crítica?

De que adianta calar a mídia crítica?

    Não é de agora que o Site Tkdlivre vem acompanhando o Taekwondo deste País, assim como os equívocos e desmandos da cartolagem esportiva que se apossou da gestão do Taekwondo “Olímpico” Brasileiro. A ironia é que este desafio foi se tornando desgastante pela desproporcionalidade, inclusive de recursos. Sugerir, fiscalizar ou até denunciar uma gestão de uma modalidade esportiva beneficiária de recursos públicos, que interfere na vida e sonhos de um coletivo significativo, seria algo inerente ao exercício da cidadania. Porém, nos dep...

“NOVACBTKD”: 4 ANOS DE BAGUNÇA INSTITUCIONAL!

“NOVACBTKD”: 4 ANOS DE BAGUNÇA INSTITUCIONAL!

O Taekwondo “Olímpico” Brasileiro encerra o ano enredado nos seus próprios vícios. Desta forma, como já resenhamos, refletimos, alertamos em tantas oportunidades (e foram várias) sobre os imbróglios há muito evidenciados que as cortinas de 2015 pensam em encobrir. Não por acaso, vem o site “oficial” paralelo do taekwondo nacional dar destaque, em 18/12/2015, à seguinte notícia: “Carlos Fernandes é confirmado Presidente da CBTKD”, em artigo reproduzido do Site da Revista Budo que publicara na mesma data: "Fortalecido, Carlos Fern...

Politicagem Taekwondista: Desfaçatez sem Limites!

Politicagem Taekwondista: Desfaçatez sem Limites!

  E se alguém duvida do dito “pior não fica”, nós do Tkdlivre já não duvidamos de mais nada, principalmente em se tratando da vida institucional, política e administrativa da Entidade que controla o Taekwondo “Olímpico” Brasileiro.  A cada cena, a cada ato, os adjetivos vão se exaurindo. O que dizer desta breve e conturbada cronologia: Em meados de 2007, por ocasião de uma banca de exames de faixa, concomitante ao Curso Internacional de Poomsae em São Paulo, ressurge nas mãos do mestre dele, depois de alguns anos fora do cenário...

05 01 03 04 banner-mnovo05.jpg 02

Mu Sool Sim Kyung

(Essência das Artes Marciais)

As Artes marciais são ao mesmo tempo tão profundas quanto elevadas, se compararmos com os referenciais que temos sobre o conhecimento. Muitos entram na rotina dos treinamentos, mas difícil é praticá-lo efetivamente. É tão perigosa quanto uma espada, traz benefícios ou malefícios, dependendo do uso que se faz dela. Os artistas marciais têm que colocar compaixão em suas mentes e têm que permitir que o amor se adiante.

O propósito da `Espada da Vida´ consiste nisso. Ame todas as coisas da vida e use a espada para a justiça. Porém, sempre é mais sábio não usar a espada. Pense profundamente antes de falar e aprenda a escutar os outros. Respeite o caráter dos outros e continue focalizando no espiritual e nos treinamentos das artes marciais Uma vez que o corpo estiver conformado a mente tende a ficar inativa. Discipline o corpo em um treinamento rigoroso e sempre se esforce para avançar mais. Uma parte do homem é também natureza, esteja perto de natureza, longe do mal e perto de bem.

Hipocrisia e ganância formam a grande parte do vício social; desembarace a si mesmo destas coisas para obter uma mente mais clara e mais aberta. Através das artes marciais, artistas marciais têm que aprender a paciência e a perseverança, auto-introspecção, aparência gentil, mas também um indomável espírito de liderança para contribuir com a sociedade e cultivar virtude.

Esta é a essência das Artes Marciais (Mu Sool).

Os Artistas Marciais coreanos lutam pelo Hwarin Gum ou ´Espada da Vida`. As Artes marciais não eram praticadas para ganhar habilidade. Eles acreditavam que as artes marciais, se praticadas corretamente, poderiam salvar vidas. Os artistas marciais eram os protetores da nação e guardiões da paz. Reciprocamente, Salin Gumou ou a ´Espada da Morte` era um caminho que os artistas marciais desejavam evitar. Não obstante, apenas uma pequena linha separou os dois e os artistas marciais perceberam isto.



Moo In Eue Duk Mok

(As virtudes dos praticantes de Artes Marciais)

1 - Yun Ji Gi- Ki – A energia do Ki é evidente na criação e destruição de todas as coisas. O Ki existe em todas as coisas vivas. Existe até mesmo depois de morte. Então todo mundo deveria fazer desse imperecível ki parte de si mesmo e deveria tentar cultivar seus benefícios. Do Hoe Yun Ji Gi (vasto e ilimitado ki natural), o artista marcial tem que utilizar este ki para seu benefício como também para o benefício de outros.

2 - Choong Hyoe Shin Yea

O Choong (Lealdade) - A primeira importância é a lealdade às pessoas, seja leal.

O Hyoe (Devoção Filial) - Os pais e anciãos tornaram possível você estar aqui, seja obediente.

Shin (Confiança) - Deve haver confiança e entendimento entre amigos e pessoas próximas.

Yea (Etiqueta) - Devem ser respeitas as duas formas, sênior/junior e junior/sênior. Isto é etiqueta, isto é, as Boas Maneiras.

Obs. Essas 4 virtudes são os fundamentos de nossa sociedades e ideais que devem ser praticados.

3 - Guk Moo Yea (Artes Marciais para a proteção do País)

Há muito tempo nós usamos as mãos, pedra, varas para autodefesa e proteção de família. As pessoas chegaram a defender aldeias, cidades, e países. As três eras do Reino deram origem a um estudo sistemático nas artes marciais e tornaram possível seu uso para a defesa nacional. Freqüentemente estas habilidades foram passadas aos `exércitos íntegros` que ajudaram a repelir invasões estrangeiras.

Hoje em dia, as artes marciais têm sido estudadas principalmente para o melhora da saúde física, proteção individual, e melhoramento das habilidades para as forças de segurança. Também traz em troca um papel principal na cultura e herança para todo o mundo. O tema subjacente do Hoe Guk Moo Yea deve ser apoiado de forma que as artes marciais possam ajudar a desenvolver uma mente saudável, corpo forte, comportamento positivo para o benefício da nação e seu povo.

Princípios Fundamentais do Hapkido

1. Ryu-Fluir

* Não concentrar a força diretamente. Dispensar e deixar fluir.

* O movimento ao fluir maximiza a transição entre ataque e defesa e de defesa para ataque. Manipular as aberturas do oponente.

* Deixar fluir permite a síntese de energia externa e interna. Aprenda coordenar ambas as forças.

2. Won-Círculo

* A combinação das forças centrípeta e centrífuga são eficientemente utilizados para técnicas de autodefesa.

* Movimentos circulares tornam possível usar a força do oponente contra ele mesmo. Também permitem serem executados, simultaneamente, ataque e técnicas defensivas. Quanto mais força de ataque do oponente, mais força circular de retaliação.

* O círculo simboliza a fonte do universo e sua falta de limites (refere-se à explicação do símbolo de Kidohae). No Hapkido o círculo representa a incompreensibilidade da arte que inclui um arco linear, ofensiva circular e técnicas defensivas. Também nos lembra que não pode haver nenhum “salto” em nosso treinamento de artes marcial. Somente com treinamento ininterrupto e paciência a pessoa pode avançar (progredir com o desenvolvimento correto).

3. Wha-Harmonia

* Harmonize a lei da mente, ki, corpo (refere-se à explicação do simbub, kibub, shinbub nas diretrizes do currículo de Kidohae) amplie a base das artes marciais.

* Harmonia com a força do oponente, faz da força dele a sua força.

* Harmonize os princípios das artes marciais para compreender seu real sentido. Nunca pare o treinamento, pois somente com treino se poder encontrar o caminho da justiça para o homem.

Vídeos

Kubra Dagli, técnica & estética.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TV Replicante

Templo Shaolin, Academia Kung Fu 

 

 

08 03 07 01 09 02 05 06 04 10
15 04 02 13 07 08 05 03 10 09 14 06 11 01 12
03 02 04 01