Destaques

Novo momento do Taekwondo “Olímpico” Brasileiro e os resquícios dos velhos vícios que tendem a se perpetuar.

Novo momento do Taekwondo “Olímpico” Brasileiro e os resquícios dos velhos vícios que tendem a se perpetuar.

  Por “n” vezes ao longo da história deste Site, insistíamos que os problemas que assolaram o Taekwondo no Brasil, eram “os problemas”, sem necessariamente satanizar quem os denunciavam. Poucos nos entendiam e muitos, em especial nossa classe dirigente, optava por um caminho um tanto temerário que era tentar calar as vozes destoantes, as críticas. De nada resolveu! Estivemos ao longo do tempo, tão certos, que os tais “problemas” arrastaram alguns para o ralo da história entre outros, à ruina. Fora aqueles que viram sua significância virar...

Cenário desolador para o tal do Taekwondo "Olímpico" Brasileiro

Para quem acompanhou o Tkdlivre.com por anos, sabe o quanto alertamos para esta situação, da mesma forma as vezes que, não só alertávamos como cobrávamos: Quem vai se responsabilizar ou ser responsabilizado por isto?   Site Globo.com escancara o que ja temíamos:   Sem comprovar gastos, CBTKD pode ter que devolver mais de R$ 5 milhões ao COB   Entidade enfrenta crise financeira e não teve verba da Lei Agnelo/Piva deste ano liberada por Helena Rebello, Rio de Janeiro, em 14/03/2017 19h29 O cenário era alarmante. A sede estava...

De que adianta calar a mídia crítica?

De que adianta calar a mídia crítica?

    Não é de agora que o Site Tkdlivre vem acompanhando o Taekwondo deste País, assim como os equívocos e desmandos da cartolagem esportiva que se apossou da gestão do Taekwondo “Olímpico” Brasileiro. A ironia é que este desafio foi se tornando desgastante pela desproporcionalidade, inclusive de recursos. Sugerir, fiscalizar ou até denunciar uma gestão de uma modalidade esportiva beneficiária de recursos públicos, que interfere na vida e sonhos de um coletivo significativo, seria algo inerente ao exercício da cidadania. Porém, nos dep...

“NOVACBTKD”: 4 ANOS DE BAGUNÇA INSTITUCIONAL!

“NOVACBTKD”: 4 ANOS DE BAGUNÇA INSTITUCIONAL!

O Taekwondo “Olímpico” Brasileiro encerra o ano enredado nos seus próprios vícios. Desta forma, como já resenhamos, refletimos, alertamos em tantas oportunidades (e foram várias) sobre os imbróglios há muito evidenciados que as cortinas de 2015 pensam em encobrir. Não por acaso, vem o site “oficial” paralelo do taekwondo nacional dar destaque, em 18/12/2015, à seguinte notícia: “Carlos Fernandes é confirmado Presidente da CBTKD”, em artigo reproduzido do Site da Revista Budo que publicara na mesma data: "Fortalecido, Carlos Fern...

Politicagem Taekwondista: Desfaçatez sem Limites!

Politicagem Taekwondista: Desfaçatez sem Limites!

  E se alguém duvida do dito “pior não fica”, nós do Tkdlivre já não duvidamos de mais nada, principalmente em se tratando da vida institucional, política e administrativa da Entidade que controla o Taekwondo “Olímpico” Brasileiro.  A cada cena, a cada ato, os adjetivos vão se exaurindo. O que dizer desta breve e conturbada cronologia: Em meados de 2007, por ocasião de uma banca de exames de faixa, concomitante ao Curso Internacional de Poomsae em São Paulo, ressurge nas mãos do mestre dele, depois de alguns anos fora do cenário...

05 03 01 04 banner-mnovo05.jpg 02

A FILOSOFIA NO TAEKWONDO

(Tradução de Philisofical Principes of Taekwondo )

Fonte: http://www.wtf.org/site/about_taekwondo/philosophy.htm

Acessado em: Maio de 2005



A Filosofia do Taekwondo é muito especial. Mas o que faz dela tão especial? Se nós aprendemos filosofia nos livros, nós tendemos a esquecer isto assim que nós os deixemos de lado, porque não é relacionado ao dia a dia de nossas vidas. Mas desde que Taekwondo está conectado com nossas vidas e como todo o nosso movimento nós nunca podemos esquecer de sua filosofia. Isto é, a filosofia é um conjunto de ações que podem ser aprendidas de outras ações e de nossas atividades cotidianas.

A Filosofia do Taekwondo representa os princípios dos movimentos e mudanças no homem. Representa também os princípios de nossas vidas, uma vez que a vida consiste em nossos próprios movimentos. Então, nós podemos dizer que Taekwondo é uma filosofia em si mesmo. Podemos entender a filosofia do Taekwondo fazendo Taekwondo, e este entendimento deveria conduzir a melhor compreensão e esclarecimento de nossas vidas.

Os Princípios de Taekwondo podem ser explicados de várias maneiras, mas aqui nós o explicaremos simplesmente com o princípio de Sam Jae (Três Elementos); do Yin (o Negativo ou Escuridão) e Yang (o Positivo ou o Brilho). Sam Jae refere-se ao Cheon (o Céu), Ji (a Terra), e In (o Homem) e os princípios relativo a eles. Nos países orientais, foi reconhecido como o princípio central que explica as mudanças de tudo no mundo. Sam Jae e as mudanças de Yin e Yang constituem os Oito trigramas para a adivinhação do I Ching (Livro das Mudanças).

O princípio de Sam Jae tem sido enfatizado em países orientais, especialmente na Coréia. Se você entender o princípio de Taekwondo, você poderá entender todas as habilidades e profundidade espiritual de Taekwondo. O princípio do Yin e Yang também tem sido enfatizado nos países orientais como o princípio central de vida. Isto significa que todas as coisas têm um lado oposto. Este princípio explica várias formas de mudanças, mas vem de Taegeuk (o Grande Absoluto) que representa a última reivindicação que o Yin e o Yang foram um só e a mesma coisa. Se nós entendermos o Taekwondo de acordo com este princípio, nós acharemos uma solução, e, por conseguinte mudança nas habilidades, e jamais estagnaremos, em situação alguma. Depois que nós entendermos estes princípios filosóficos no Taekwondo, nós podemos achar os próprios meios para entender e desenvolver nossas vidas.



O Desenvolvimento Histórico da Filosofia do Taekwondo



O que é a filosofia no Taekwondo?

O Taekwondo contém pensamentos que o povo Han (coreano) desenvolveu através da história. Sua filosofia é explicada facilmente pelo Hongik-Ingan, Jaese-Ihwa, ou Espírito do Hwarangdo.

Hongik-Ingan (bem-estar universal de gênero humano) e Por um lado, a Jaese-Ihwa significa que o mundo é educado conforme a razão de céu. Taekwondo é um princípio, não uma conexão simples com movimentos. É uma Arte Marcial Coreana tradicional, caracterizada pela trindade de corpo, mente e vida. Desta forma, o princípio é a razão de toda a criação, e assim recorre à razão de céu em Jaese-Ihwa. (educar com a razão do céu) não só eram ideologias da fundação de Tangun Chosun, mas também um pensamento fundamental do povo Han (Coreano). Com o tempo, estas idéias se tornaram o espírito de Hwarangdo e a filosofia do Taekwondo moderno.

Agora, daremos uma olhada nos princípios desta filosofia.

Hongik-Ingan quer dizer bem-estar universal de gênero humano. Era a idéia da fundação nacional por Tangun, e o espírito de Taekwondo herdou também a idéia de Hongik-Ingan. É facilmente confirmado pelo fato que a palavra de Taekwondo, por si só significa suprimir a luta e induzir paz.

Por um lado, Jaese-Ihwa significa que o mundo é educado conforme a razão de céu. Taekwondo é um princípio, não uma conexão simples com movimentos. É uma Arte Marcial Coreana tradicional, caracterizada pela trindade de corpo, mente e vida. Desta forma, o princípio é a razão de toda a criação, e assim recorre à razão de céu em Jaese-Ihwa. Então, as ações humanas podem ser educadas conforme a razão de céu através do treinamento correto do Taekwondo. Isso é o mais importante significado do Jaese-Ihwa.

Hongik-Ingan e Jaese-Ihwa aparecem claramente no mito da fundação coreana. De acordo com esse mito: ...No princípio, Hwan-Wung, o filho de Céu estabeleceu uma nação chamada Baedal (o mais antigo nome da Coréia). Ele anunciou como propósito da fundação desta nação o Jaese-Ihwa (eduque com a razão de céu) e Hongik-Ingan (bem-estar universal de gênero humano).

Vídeos

Kubra Dagli, técnica & estética.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TV Replicante

Templo Shaolin, Academia Kung Fu 

 

 

10 01 04 05 08 02 07 06 03 09
13 12 07 06 08 02 05 01 14 03 11 04 09 15 10
04 02 01 03