03 04 01 05 02

A FILOSOFIA NO TAEKWONDO

(Tradução de Philisofical Principes of Taekwondo )

Fonte: http://www.wtf.org/site/about_taekwondo/philosophy.htm

Acessado em: Maio de 2005



A Filosofia do Taekwondo é muito especial. Mas o que faz dela tão especial? Se nós aprendemos filosofia nos livros, nós tendemos a esquecer isto assim que nós os deixemos de lado, porque não é relacionado ao dia a dia de nossas vidas. Mas desde que Taekwondo está conectado com nossas vidas e como todo o nosso movimento nós nunca podemos esquecer de sua filosofia. Isto é, a filosofia é um conjunto de ações que podem ser aprendidas de outras ações e de nossas atividades cotidianas.

A Filosofia do Taekwondo representa os princípios dos movimentos e mudanças no homem. Representa também os princípios de nossas vidas, uma vez que a vida consiste em nossos próprios movimentos. Então, nós podemos dizer que Taekwondo é uma filosofia em si mesmo. Podemos entender a filosofia do Taekwondo fazendo Taekwondo, e este entendimento deveria conduzir a melhor compreensão e esclarecimento de nossas vidas.

Os Princípios de Taekwondo podem ser explicados de várias maneiras, mas aqui nós o explicaremos simplesmente com o princípio de Sam Jae (Três Elementos); do Yin (o Negativo ou Escuridão) e Yang (o Positivo ou o Brilho). Sam Jae refere-se ao Cheon (o Céu), Ji (a Terra), e In (o Homem) e os princípios relativo a eles. Nos países orientais, foi reconhecido como o princípio central que explica as mudanças de tudo no mundo. Sam Jae e as mudanças de Yin e Yang constituem os Oito trigramas para a adivinhação do I Ching (Livro das Mudanças).

O princípio de Sam Jae tem sido enfatizado em países orientais, especialmente na Coréia. Se você entender o princípio de Taekwondo, você poderá entender todas as habilidades e profundidade espiritual de Taekwondo. O princípio do Yin e Yang também tem sido enfatizado nos países orientais como o princípio central de vida. Isto significa que todas as coisas têm um lado oposto. Este princípio explica várias formas de mudanças, mas vem de Taegeuk (o Grande Absoluto) que representa a última reivindicação que o Yin e o Yang foram um só e a mesma coisa. Se nós entendermos o Taekwondo de acordo com este princípio, nós acharemos uma solução, e, por conseguinte mudança nas habilidades, e jamais estagnaremos, em situação alguma. Depois que nós entendermos estes princípios filosóficos no Taekwondo, nós podemos achar os próprios meios para entender e desenvolver nossas vidas.



O Desenvolvimento Histórico da Filosofia do Taekwondo



O que é a filosofia no Taekwondo?

O Taekwondo contém pensamentos que o povo Han (coreano) desenvolveu através da história. Sua filosofia é explicada facilmente pelo Hongik-Ingan, Jaese-Ihwa, ou Espírito do Hwarangdo.

Hongik-Ingan (bem-estar universal de gênero humano) e Por um lado, a Jaese-Ihwa significa que o mundo é educado conforme a razão de céu. Taekwondo é um princípio, não uma conexão simples com movimentos. É uma Arte Marcial Coreana tradicional, caracterizada pela trindade de corpo, mente e vida. Desta forma, o princípio é a razão de toda a criação, e assim recorre à razão de céu em Jaese-Ihwa. (educar com a razão do céu) não só eram ideologias da fundação de Tangun Chosun, mas também um pensamento fundamental do povo Han (Coreano). Com o tempo, estas idéias se tornaram o espírito de Hwarangdo e a filosofia do Taekwondo moderno.

Agora, daremos uma olhada nos princípios desta filosofia.

Hongik-Ingan quer dizer bem-estar universal de gênero humano. Era a idéia da fundação nacional por Tangun, e o espírito de Taekwondo herdou também a idéia de Hongik-Ingan. É facilmente confirmado pelo fato que a palavra de Taekwondo, por si só significa suprimir a luta e induzir paz.

Por um lado, Jaese-Ihwa significa que o mundo é educado conforme a razão de céu. Taekwondo é um princípio, não uma conexão simples com movimentos. É uma Arte Marcial Coreana tradicional, caracterizada pela trindade de corpo, mente e vida. Desta forma, o princípio é a razão de toda a criação, e assim recorre à razão de céu em Jaese-Ihwa. Então, as ações humanas podem ser educadas conforme a razão de céu através do treinamento correto do Taekwondo. Isso é o mais importante significado do Jaese-Ihwa.

Hongik-Ingan e Jaese-Ihwa aparecem claramente no mito da fundação coreana. De acordo com esse mito: ...No princípio, Hwan-Wung, o filho de Céu estabeleceu uma nação chamada Baedal (o mais antigo nome da Coréia). Ele anunciou como propósito da fundação desta nação o Jaese-Ihwa (eduque com a razão de céu) e Hongik-Ingan (bem-estar universal de gênero humano).

Vídeos

Artes Marciais & Filosofia

 

Sociedade

Estamos em Conflito ... 

<

 

03 04 01 02
01 02 07 11 13 06 15 14 09 12 03 10 04 08 05
02 01 03 04