Destaques

Novo momento do Taekwondo “Olímpico” Brasileiro e os resquícios dos velhos vícios que tendem a se perpetuar.

Novo momento do Taekwondo “Olímpico” Brasileiro e os resquícios dos velhos vícios que tendem a se perpetuar.

  Por “n” vezes ao longo da história deste Site, insistíamos que os problemas que assolaram o Taekwondo no Brasil, eram “os problemas”, sem necessariamente satanizar quem os denunciavam. Poucos nos entendiam e muitos, em especial nossa classe dirigente, optava por um caminho um tanto temerário que era tentar calar as vozes destoantes, as críticas. De nada resolveu! Estivemos ao longo do tempo, tão certos, que os tais “problemas” arrastaram alguns para o ralo da história entre outros, à ruina. Fora aqueles que viram sua significância virar...

Cenário desolador para o tal do Taekwondo "Olímpico" Brasileiro

Para quem acompanhou o Tkdlivre.com por anos, sabe o quanto alertamos para esta situação, da mesma forma as vezes que, não só alertávamos como cobrávamos: Quem vai se responsabilizar ou ser responsabilizado por isto?   Site Globo.com escancara o que ja temíamos:   Sem comprovar gastos, CBTKD pode ter que devolver mais de R$ 5 milhões ao COB   Entidade enfrenta crise financeira e não teve verba da Lei Agnelo/Piva deste ano liberada por Helena Rebello, Rio de Janeiro, em 14/03/2017 19h29 O cenário era alarmante. A sede estava...

De que adianta calar a mídia crítica?

De que adianta calar a mídia crítica?

    Não é de agora que o Site Tkdlivre vem acompanhando o Taekwondo deste País, assim como os equívocos e desmandos da cartolagem esportiva que se apossou da gestão do Taekwondo “Olímpico” Brasileiro. A ironia é que este desafio foi se tornando desgastante pela desproporcionalidade, inclusive de recursos. Sugerir, fiscalizar ou até denunciar uma gestão de uma modalidade esportiva beneficiária de recursos públicos, que interfere na vida e sonhos de um coletivo significativo, seria algo inerente ao exercício da cidadania. Porém, nos dep...

“NOVACBTKD”: 4 ANOS DE BAGUNÇA INSTITUCIONAL!

“NOVACBTKD”: 4 ANOS DE BAGUNÇA INSTITUCIONAL!

O Taekwondo “Olímpico” Brasileiro encerra o ano enredado nos seus próprios vícios. Desta forma, como já resenhamos, refletimos, alertamos em tantas oportunidades (e foram várias) sobre os imbróglios há muito evidenciados que as cortinas de 2015 pensam em encobrir. Não por acaso, vem o site “oficial” paralelo do taekwondo nacional dar destaque, em 18/12/2015, à seguinte notícia: “Carlos Fernandes é confirmado Presidente da CBTKD”, em artigo reproduzido do Site da Revista Budo que publicara na mesma data: "Fortalecido, Carlos Fern...

Politicagem Taekwondista: Desfaçatez sem Limites!

Politicagem Taekwondista: Desfaçatez sem Limites!

  E se alguém duvida do dito “pior não fica”, nós do Tkdlivre já não duvidamos de mais nada, principalmente em se tratando da vida institucional, política e administrativa da Entidade que controla o Taekwondo “Olímpico” Brasileiro.  A cada cena, a cada ato, os adjetivos vão se exaurindo. O que dizer desta breve e conturbada cronologia: Em meados de 2007, por ocasião de uma banca de exames de faixa, concomitante ao Curso Internacional de Poomsae em São Paulo, ressurge nas mãos do mestre dele, depois de alguns anos fora do cenário...

03 01 02 04 banner-mnovo05.jpg 05

O QUE É O TAEKWONDO?

Tradução de What is Taekwondo

Fonte:http://www.wtf.org/site/about_taekwondo/philosophy.htm

Acessado em: Maio de 2005



O Taekwondo é uma das Artes Marciais mais sistemática e científica da tradição coreana que ensina mais que habilidades físicas e de luta. É uma disciplina que mostra uma maneira de engrandecer o espírito e a vida através do treinamento do corpo e da mente. Hoje, se tornou um esporte global que tem ganhado reputação internacional, e se projeta entre os esportes oficiais nas Olimpíadas.

Vamos dar uma olhada melhor no significado da palavra Tae Kwon Do. Ela está composta de três partes como mostra na ortografia, entretanto é uma palavra em coreano. Tae quer dizer pé, perna, ou pisar enquanto que Kwon quer dizer punho, ou mão ou esmurrar; e Do, o caminho ou disciplina. Se nós reunimos estas três partes, nós podemos ver dois conceitos importantes por trás de Tae Kwon Do.

Primeiro, Taekwondo é o modo correto de usar os pés (Tae) e as mãos (Kwon), ou todas as partes do corpo que são representadas pelos pés e as mãos. Segundo, é um modo para controlar ou acalmar as lutas e mantendo a paz. Este conceito vem do significado de Tae Kwon de ter controle das mãos. Além disto, o Taekwondo significa o jeito correto de usar todas as partes do corpo para evitar o combate e ajudar a construir um mundo melhor e mais pacífico.

O Taekwondo tem se desenvolvido ao longo dos 5.000 anos de história da Coréia, e no decorrer deste período tem sido chamado por vários nomes diferentes. Na Coréia, o Taekwondo começou como uma arte marcial de defesa chamada ´Subak` ou ´Taekkyon`, e se desenvolveu como um modo de treinar corpo e mente no antigo reino de Koguryo, com o nome de ´Sunbae`. No período de Silla, se tornou a coluna vertebral dos Guerreiro do Hwarangdo que tinha como objetivo produzir líderes para o país.

Taekwondo hoje é semelhante às artes marciais em outros países orientais e compartilha de algumas características com eles, porque no curso de sua evolução interagiu com muitos estilos diferentes que existiram nas artes marciais dos países vizinhos a Coréia, como o Japão e China.

Mas Taekwondo é bem diferente da maioria das artes marciais orientais.

Primeiro, fisicamente é muito dinâmico com movimentos ativos que incluem grande habilidade nas pernas.

Segundo, os princípios dos movimentos físicos estão como um todo em sintonia com a mente e a vida como um todo.

Terceiro, possui posturas dinâmicas em outras perspectivas.

Taekwondo pode ser caracterizado por: a unidade de corpo, mente, e vida, e a unidade da postura (poomsae). Quando você treina Taekwondo, você deve estar com a mente em paz e sincronizar sua mente com seus movimentos, e estender esta harmonia para a sua vida e para a sociedade. É assim que os princípios dos movimentos físicos no Taekwondo, o princípio no mente treinar, e os princípios da vida se fundem em um só. Por outro lado, a execução correta do Poomsae conduz a uma luta justa que eventualmente produzirá grande poder destrutivo.

Como nós poderemos alcançamos tal uma unidade no Taekwondo?

O Taekwondo é um modo de vida, bem parecido como ter uma profissão, constituir uma família, lutar para uma causa, ou por alguma das inúmeras razões existentes. O que faz o Taekwondo diferente destas é que ele é uma atividade de sobrevivência em situações extremamente antagônicas. A pessoa sempre tem que superar o inimigo que está tentando causar algum dano. Mas ganhando uma luta simplesmente não é bastante para garantir a segurança de alguém, porque o inimigo pode recuperar e pode atacar novamente. Além disso, pode haver muitos outros inimigos além do que já foi derrotado. O praticante nunca pode se sentir seguro a menos que ganhe paz permanente. Para atingir esta paz permanente ou duradoura, a pessoa precisa de unidade. Este é o objetivo do Taekwondo. Caso contrário o Taekwondo não seria diferente de qualquer outra habilidade na luta de rua.

O Taekwondo persegue um crescimento harmonioso e melhoria de vida através de suas atividades únicas. Esta é a razão porque podemos dizer que o Taekwondo é um modo de vida. Para que no final estejamos preparados para dar mais valor à vida, faremos bem se encontrarmos os princípios-guias, profundamente ocultos no Taekwondo.

Vídeos

Kubra Dagli, técnica & estética.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TV Replicante

Templo Shaolin, Academia Kung Fu 

 

 

03 08 10 04 07 02 05 09 01 06
06 04 03 12 10 11 14 09 08 01 15 07 13 02 05
04 03 01 02